Rui Sousa Silva é professor auxiliar da Faculdade de Letras, investigador e Coordenador Científico do Centro de Linguística (CLUP) da Universidade do Porto, onde tem desenvolvido a sua investigação em Linguística Forense, nomeadamente nas áreas de análise de autoria, análise e deteção de plágio e cibercrime. É, também, membro da Comissão de Ética da FLUP e da Científica do Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos, e Coordenador do Curso de Especialização em Linguística Forense.
É licenciado em Tradução e Mestre em Tradução e Terminologia pela FLUP e doutorado em Linguística Aplicada pela Aston University (Birmingham, Reino Unido), com a tese em Linguística Forense: “Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn”, na qual investigou atitudes transculturais relativamente ao plágio e propôs uma abordagem à deteção de plágio translingue. É, também, autor e coautor de vários artigos sobre análise de autoria (computacional), deteção de plágio e análise de comunicações cibercriminais.
É coeditor da revista internacional bilingue Language and Law – Linguagem e Direito e da 2ª edição do ‘The Routledge Handbook of Forensic Linguistics’, publicado pela Routledge. É coordenador do grupo de trabalho de Linguística Computacional da Ação COST LITHME – Language in the Human-Machine Era.