Marco Bento é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador integrado em tecnologia educativa e formação de professores/práticas pedagógicas no Centro de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI – ESEC). Também é investigador no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho. É professor da Coimbra Business School do Politécnico de Coimbra e investigador do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, do Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro e lidera o Núcleo de Pesquisa e Pesquisa em Tecnologia Educacional Luso-Brasileiro – NIPTecEDU, desde janeiro de 2023.
É também consultor pedagógico em diversas escolas e municípios portugueses. Faz parte de duas redes internacionais, a COST Network – Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) e a International Collaborative Action Research Network. Atualmente é coordenador do Projeto Europeu de Investigação STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperação e co-investigador em vários projetos europeus nas áreas.
Há 8 anos coordena o Projeto SUPERTABi (transformando práticas pedagógicas através da utilização de modelos pedagógicos centrados no aluno mediados por tecnologias móveis, potencializando novos espaços de aprendizagem), além de coordenar os Encontros de Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões da pesquisa: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.