Voltar

Vladan Joler

Universidade de Novi Sad

Vladan Joler é um académico, investigador e artista cujo trabalho combina investigações de dados, contra-cartografia, jornalismo de investigação, escrita, visualização de dados, design crítico e diversas outras disciplinas. Ele explora e visualiza diferentes aspetos técnicos e sociais da transparência algorítmica, exploração do trabalho digital, infraestruturas invisíveis e muitos outros fenómenos contemporâneos na interseção entre tecnologia e sociedade.

Em 2018, em colaboração com Kate Crawford, publicou “Anatomy of an AI System”, um mapa em grande escala e um ensaio extenso que investiga o trabalho humano, dados e recursos planetários necessários para construir e operar um dispositivo Amazon Echo. Um estudo anterior dele, intitulado “Facebook Algorithmic Factory”, incluiu investigações forenses profundas e mapeamento visual dos processos algorítmicos e formas de exploração por trás da maior rede social. Outros estudos da sua autoria, publicados nos últimos anos pelo coletivo de pesquisa independente SHARE Lab, incluíram pesquisa sobre guerra de informação, análise de metadados, exploração de histórico de navegação, vigilância e arquitetura da Internet.

Organizou inúmeros eventos e encontros de ativistas da Internet, artistas e investigadores, incluindo eventos SHARE em Belgrado e Beirute. Sua pré-história artística tem raízes no ativismo de media e hacking de jogos.

O trabalho de Vladan Joler está incluído nas coleções permanentes do Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque, no Victoria and Albert Museum e no Design Museum em Londres, e também na exposição permanente do Ars Electronica Center. O seu trabalho foi exibido em mais de cem exposições internacionais, incluindo instituições e eventos como MoMA, ZKM, XXII Triennale di Milano, HKW, Vienna Biennale, V&A, Transmediale, Ars Electronica, Biennale WRO, Design Society Shenzhen, Hyundai Motorstudio Beijing, MONA, Glassroom, La Gaite Lyrique, o Conselho da Europa em Estrasburgo e o Parlamento Europeu em Bruxelas.

Recebeu vários prémios, incluindo o Design of the Year Award de 2019 pelo Design Museum em Londres e a Menção Honrosa do Prémio S+T+ARTS ’19 pela Comissão Europeia e Ars Electronica. Além da sua posição permanente como professor na Academia de Artes em Novi Sad, onde leciona no Departamento de Novos Media, ele deu palestras em diversas instituições educacionais e artísticas, incluindo a Universidade de Oxford, Museo Reina Sofía, CCCB, Royal Academy of Arts em Copenhaga, HfG-Karlsruhe, MG+MSUM, Aarhus University, Somerset House, Hangar Barcelona, Mucem Marseille e inúmeros eventos como Re:Publica, Transmediale, Ars Electronica, The Influencers, CCC, entre outros.

O trabalho de Joler foi divulgado por muitos meios de comunicação internacionais, como BBC, CNN, WIRED, The Independent, The Times, Wallpaper*, Le Figaro, The Verge, Fast Company, +ARCH, ArtForum, Neural, LesJours, WeMakeMoneyNotArt e muitos outros.

Oradores